Anna Castelli Ferrieri, a mulher à frente da Kartell

 

Anna Castelli Ferrieri, a Mulher à frente da Kartell

O mundo do design possui alguns casais de peculiar colaboração entre si que resultaram em enormes contribuições para o design, Alvaar e Aino Aalto, na Finlândia, Charles e Ray Eames nos EUA e Guilio Castelli e Anna Castelli Ferrieri, na Itália. Giulio Castelli era engenheiro químico e Anna, arquiteta, e sua história se confunde com a história do design do século XX.

Anna Castelli Ferrieri, nasceu em 1920, em Milão, Itália. Filha de jornalista, teve acesso a cultura e convivência com intelectuais da época.  Na faculdade foi uma entre apenas 3 alunas do sexo feminino a se graduarem em arquitetura pelo Instituto Politécnico de Milão, em 1943. Lá, Anna se identificou com o Bauhaus, movimento que surge em 1919 logo após a primeira guerra mundial e primeira escola de design industrial moderno que pregava beleza e funcionalidade.

“Não é verdade que o que é útil é bonito. É o que é bonito que é útil. A beleza pode melhorar o modo de vida e o pensamento das pessoas. ”  Anna Castelli Ferrieri

Anna Castelli abre seu escritório de arquitetura em 46 e três anos depois, seu esposo, Guilio, funda a Kartell, em Milão. Em seus primeiros anos de funcionamento, a Kartell não conta com a colaboração de Anna, que segue com seus projetos de arquitetura. Assim sendo, Giulio apresenta o primeiro produto da empresa em 1950, um rack para carregar esquis nos tetos dos carros, o Portasci K101. Feito em plástico e tiras, o K101 foi desenhado por Carlo Barassi e Roberto Menghi.

 

Em 53 nasce a linha de produtos para o lar:  artigos em plástico são produzidos em escala industrial, combinando utilidade e beleza. Em 1954 a Kartell lança o balde coberto KS1146 , em polietileno com moldagem por injeção, desenhado por Gino Colombini, seu diretor técnico até 1960,  e ganha o Compasso D´Oro.

 

Utilidades domésticas acessíveis num pós-guerra otimista que buscava o uso de cores.

Até 1960 a revista Qualitá foi publicada e abordou temas como o uso do plástico na arquitetura e design.

 

Divulgação da nova linha voltada a laboratórios.

Ao produzir objetos de beleza inovadora, úteis e econômicos, Kartell ganhou dia após dia o merecido destaque no mercado italiano. Em 57 a Bacia Retangular Tinozza 1065 ganha mais um Compasso D´Oro para a Kartell.

Em 58 nasce a divisão de LabWare, indicando seu domínio sobre a manipulação do plástico, apresentando um material de alta qualidade indicado para uso específico em laboratórios, substituindo o vidro.

Em 59, é lançado o Spremelimoni KS 1481, por Gino Colombini que ganhou o Compasso D´Oro e de quebra inspirou os espremedores de frutas elétricos que surgiriam mais tarde.

Neste mesmo ano a Kartell inicia suas pesquisas no segmento de iluminação e desenvolvem a Lampada a Suspensione 4006. Outras luminárias surgem a partir deste momento.

 

E em 1963 é criada a divisão Habitat.  E é neste período que a Kartell consolida a sua identidade como fabricante de mobiliário de plástico e conquista contribuições de designers como Marco Zanuso e Giotto Stoppino.  Os utensílios domésticos continuam a ser aperfeiçoados á medida que os lares assumem o design acessível sob a forma de bowls, contêineres e jarras coloridas.

 

Cadeira K1340, que mais tarde se chamaria K4999.

 

1964 –  Marco Zanuso e Richard Sapper criam a primeira cadeira inteiramente produzida em plástico, voltada para crianças, a K 1340  – que mais tarde se chamaria K 4999.  Este foi o primeiro produto da Kartell da divisão Habitat. Cores vibrantes, design futurista e leveza para as crianças carregarem, empilharem, subirem e descerem! O projeto levou 4 anos para entrar em produção e ganhou mais um Compasso D´Oro. A cadeira está exposta no MoMA.

 

 

 

 

 

Cadeira 4801, em madeira compensada, design por Joe Colombo.

Em 1965 Kartell lança seu único produto feito em madeira compensada, a cadeira 4801. Desenhada por Joe Colombo, trata-se de uma poltrona baixa feita de apenas 3 peças de madeira compensada.  Ela foi relançada em 2011 em versões em PMMA nas opções transparente, preta e  branca. Joe Colombo contribuiu com 12 objetos para a Kartell, vindo a falecer precocemente, aos 41 anos em 71.

 

 

 

 

 

 

 

 

Porta Guarda-chuvas de Gino Colombino, 1965

Também em 65, Gino Colombino lança um clássico institucional para ser usado in ou outdoor, o Portaombrelli, ou Porta Guarda Chuvas, em ABS cilíndrico, colorido e durável.  Ele pode trazer um cinzeiro opcional em seu topo. Atualíssimo!

 

 

 

 

Anna Castelli Ferrieri

Neste mesmo ano Anna Castelli se viu envolvida em um projeto para uma casa anexa ao Hotel Gritti em Veneza, junto de Ignazio Gardella, seu colega em diversos projetos arquitetônicos. Eles buscavam uma mesa em um design específico, e Anna resolveu levar sua pesquisa para a Kartell. Lá colaborou e criou a Grande Mesa Oval, seu primeiro móvel da Kartell, lançado em 1966. Assim foi o seu Debut como designer da Kartell. Não que antes disso seu talento estivesse sendo de alguma forma desperdiçado, seu escritório de arquitetura foi responsável por mais de 50 projetos, incluindo a sede da Alfa Romeo.

E foi assim que em 1966, Giulio Castelli convida sua esposa e o arquiteto Ignazio Gardella para construírem a sede geral da empresa em Noviglio. A partir deste momento, Anna Castelli Ferrieri inicia sua colaboração ininterrupta com a Kartell como designer e consultora, e mais tarde como diretora de arte. Ela elevou a Kartell a um novo patamar, trouxe convicção e frescor. Contemporânea de nomes como Joe Colombo, Gino Colombini, Ettore Sottsass, Achille e Piergiácomo Castiglione, Anna foi pioneira, uma figura representativa e protagonista do design italiano das décadas de 60, 70 e 80. Sua colaboração na pesquisa e constante busca por soluções para aliar beleza e funcionalidade, evoluiu em produtos icônicos como o Componibili um dos primeiros produtos lançados em ABS em 1967 na versão quadrada e em 1969, na versão redonda.

 

O Componibili é um móvel modular, futurista, leve, multifuncional, colorido e brilhante. Ele é, desde que foi lançado, a cara da juventude.  Até hoje, é campeão de vendas da Kartell. As cores, as transparências e o compromisso de uso racional são produto do olhar de Anna. O Componibili foi o primeiro best seller internacional da marca, há 40 anos!

 

Joe Colombo e a Cadeira Universale.

Em 1967 Joe Colombo lança a Sedia 4867, ou Cadeira Universale. A primeira cadeira para adulto feita de forma industrial em único molde de injeção. Formas arredondadas e design futurista transbordam otimismo. O nome Universal é sobre a forma em que pode ser utilizada, dentro ou fora de casa, empilhando ou transportando com leveza. Ela ficou entre os best sellers até parar de ser produzida em 2013. O MoMA exibe um exemplar dela, assim como um Componibili, depois de receber a exposição “Italy: the new domestic landscape” em 72.

“ Não envelhecerá ou se quebrará, você pode jogá-la pela janela, deixa-la fora, coloca-la debaixo d´água, leva-la ao Polo Norte ou ao deserto: Sempre estará como novo.” dizia seu anúncio.

 

Anna Castelli defendia o uso do plástico pois considerava que, ao não extrair a madeira da natureza para produzir um mesmo móvel que produziria em plástico, estava sendo ecologicamente correta. Com base neste pensamento, os produtos desenvolvidos pela Kartell têm o compromisso da busca por matérias-primas mais duráveis e recicláveis. Esta pesquisa mantém-se contínua na busca de produtos duráveis, evitando desperdício de materiais.

Ela disse em 1969, “Com o novo processo de produção de plásticos tornou-se disponível. Com os processos antigos, muitas vezes exigiam vários componentes feitos de diferentes materiais. Isso significava desperdício. Com plástico, tudo poderia ser feito em um processo, de um material, de uma só peça. E os resultados não eram apenas mais baratos, mas também mais atraentes.”

Designers Colaboradores da Kartell no 9º Salone Del Mobile, Anna castelli Ferrieri participa ativamente!

 

Em 72, em frente ao MoMA, na exposição Italy: the new domestic landscape.

Em 1973 inicia a colaboração com o grupo multidisciplinar Centrokappa que torna-se responsável peça curadoria da “Exposição internacional de cadeira de plástico” que acontece em 75 com 101 exemplares. de cadeiras.

 

Linha de mesa que inspirou a linha Jellies de Patricia Urquiola.

Em 76, sob as mãos de Anna Castelli Ferrieri na diretoria artística e com a colaboração do grupo Centrokappa e de Franco Raggi, inovação e observação aplicada, assim é criada a linha de mesa da Kartell. Sua inspiração e embasamento foi o novo comportamento dos lares de não mais separar os acontecimentos da cozinha dos da sala de jantar, informalidade é unida a beleza.  Os recipientes poderiam ser levados da mesa á geladeira, não necessitando de pratos para servir. Seu colorido sofisticado e transparência marcam presença. Anos depois, Patricia Urquiola lançaria a linha de mesa Jellies inspirada neste linha de 76.

 

Em 82, Anna Castelli lança a mesa 4300, por moldagem por injeção.

Em 87 Anna Castelli Ferrieri recebe o Compasso D´Oro pela cadeira 4870. Segundo os juízes :  “ …valores completamente consistentes de uso, economia e tecnologia.”

Em 88 Giulio e Anna deixam a direção da Kartell , mas não deixam de colaborar nas pesquisas e projetos. A empresa  é vendida para o genro de Giulio e Anna, Claudio Luti.  Luti expande a sua equipe criativa e conta com a colaboração de Philippe Starck, Ron Arad entre outros nomes de grande relevancia.

A carreira de Anna Castelli Ferrieri não se resume a sua enorme contribuição para a Kartell, ela co-fundou a Associação Italiana de Design Industrial e foi professora na Universidade de Milão, na Academia Domus, além de colaboar com a publicação inglesa Architectural Design.

Anna e Giulio tiveram uma aposentadoria ativa na empresa. Ambos falecem em 2006, com apenas 4 meses de diferença entre suas partidas.

“Eu sempre me pergunto se eu sou fiel ao meu objetivo, que é melhorar de alguma forma a qualidade de vida, não trair a qualidade ética do meu trabalho” (Anna Castelli Ferrieri).

 

O legado de Anna Castelli Ferrieri para a Kartell. Designers de peso, pesquisa, inovação e beleza.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.