Highlights Milan Design Week 2018

 

A  Milan Design Week, ou por nós conhecida Semana do Design de Milão, fervilha idéias e conceitos desde 1961.

 

A estimativa para 2018 foi que a feira tenha recebido cerca de 300 mil visitantes para conhecer produtos 2.500 expositores em sua 57ª edição.

Este ano aconteceu também as bienais Eurocucina e a Exposição Internacional de Banheiros.

A nossa tarefa de levantar o que há de mais interessante na feira mais importante do design de interiores acabou sendo uma tarefa difícil.

Como, infelizmente , não é possivel mostrar tudo, listamos os Highlights para dividir com você!

 

 

Kartell

Smart design for smart people

A icônica Kartell apresentou 8 coleções ou plataformas, que abrangem tecnologia de ponta e pesquisa em busca de produtos vanguardistas, focados em inovação contínua.

A coleção La Double J, a marca criada pela jornalista norte americana JJ Martin aparece em produtos icônicos da grife italiana. Marcada por estampas vintage e grafismos coloridos, La Double J participa de projetos de destaques no mundo da moda, em parceria com Dior e Chanel.

As cadeiras Madame e Clap, a mesa Tip Top, Componibili, e o futton Trix  surgem em estampas exclusivas que transbordam as cores e grafismos com a cara dos anos 70!

A jornalista e Designer JJ Martin
Estampas inspiradas nos coloridos anos 70
Estampas Double J no mundo da moda!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A plataforma BIO, em total acordo com o Manifesto do Salone Del Mobile lançado este ano, apresenta a cadeira BIO, feita com matérias primas orgânicas renováveis e que não são utilizadas na indústria de alimentos. A BIODURA- TM garante sustentabilidade do começo ao fim, acredite, ela é biodegradável!

 

Design, tecnologia de ponta e sustentabilidade por Antonio Citterio.

 

Na plataforma Living, Piero Lissoni lança o Sofá Betty Boop!

Sofá Betty Boop e Piero Lissoni

Philippe Starck lança no Salone del Mobile a coleção Woody. Plástico, madeira e couro compõem a Poltrona Kingwood em conjunto com uma banqueta, e a cadeira Queenwood. Completa esta coleção a cadeira Princesswood, disponível em madeira clara ou escura. Tecnologia para curvar a lâmina de madeira garantindo sinuosidade!  Após 30 anos de pesquisa tornou -se possível usar o mínimo de madeira para satisfazer o desejo de natureza que o homem possui, e para expressar sua verdadeira essência!

Philippe Starck lança a coleção Outdoor, lançamento exclusivo da Feira de Milão. Back to the 80ties!

A coleção Lights, com destaque para a luminária Belísima, de Ferrucio Laviani e o Toy da Moschino, por Jeremy Scott.

 

 

A plataforma Smart Table apresenta uma mesa multitarefas e inteligente que explora as novas propostas de compartilhamento de espaços. Piero Lissoni dá a devida atenção ao convívio, numa ideia inovadora que permite usá-la como suporte para convívio, estudo ou trabalho e ainda assim pode permitir que se cozinhe nela.

 

 

 

 

 

Missoni Home

Missoni Home aposta em tecidos com inspirações botânicas e signos do zodíaco.

 

 

Moooi

Após muita pesquisa, a holandesa Moooi propõe uma viagem no tempo, um museu de 10 animais extintos e misteriosos que surgem em texturas de papéis de parede, em estampas nos tecidos para explorar todos os sentidos, inspirados em couros e peles sofisticadas, no raro, no extinto e no desejo de preservar!

 

Falando em mundo mágico, a Circu trouxe uma coleção fascinante de móveis infantis.

Impossível resistir a tanta magia!

 

Smeg – Dolce e Gabbana

A parceria continua no projeto Made In Italy e a linha de produtos aumentou. Agora podem ser vistos chaleiras, torradeiras e espremedor de cítricos na coleção Sicily is my love. A coleção Divina Cucina traz fogões, exaustores e refrigeradores em estampas alegres e inusitadas em motivos sicilianos tradicionais. Este ano foi incluído um padrão inspirado na cerâmica maiolica, em azul e branco!

 

 

O kitsch mais charmoso e desejado!

 

 

 

De forma geral, podemos notar alguns pontos em comum na feira, podemos chamar de tendência, ou inconsciente coletivo.

 

 

Africanismos e artesanato

A Loewe, marca espanhola de tecidos, sob o guarda-chuva da LVMC apresenta mantas que valorizam o artesanato e as culturas africanas. As cores e texturas são alegres, coloridas e inspiradoras!

 

 

Móveis arredondados e texturas!

Chez Nina: Estilo arte Decó, tons rosados e tecidos aveludados, priorizando o toque!

Cores fortes nas paredes também tem sido um ponto comum nos stands.

Índia Mahadavi para Chez Nina.

 

As influências do Art Déco nunca estiveram tão em evidência. Talvez em maior proporção estejam os tons rosados que surgem em 8 entre 10 marcas de mobiliário. O dourado e o latão aplicados em formas circulares, ás vezes tubulares, também dão o tom da feira.

 

Artemest e sua exposição Stranger Pinks!

 

Influência do Bauhaus

Minimalismo, assimetria, tubos!

Alcova ocupa uma antiga fábrica para a Fuorisalone!

 

 

Cerâmicas 

 O designer britânico Adam Nathaniel Furman traz “Promiscuidades Historicas” para a Bitossi, fabricante de cerâmicas que já vem trazendo parcerias como Ettore Sottsass, Marco Zanini entre outros.  A exposição conta com  peças  inspiradas na arquitetura romana em estilo pop, coloridas e alegres, unidas de grande criatividade e do conceito de arquitetura recriada em micro espaços.

Paola Paronetto para Artemest, na coleção Stranger Pinks, cerâmicas irregulares, confirmando a tendência do feito a mão com irregularidades características, a não conformidade está presente!

 

 

Instalações focadas em sensações

A Hermés criou um ambiente coberto com 150 mil azulejos marroquinos no Museo dela Permanente, provocando a sensação de intimidade para sua nova coleção de móveis tecidos e objetos.

 

Nendo

O estúdio japonês causa um interesse incomum no público. Ano passado foram seus vasos Jellyfish, que flutuavam vivos numa plasticidade incrível. Se você não lembra, veja neste link!

Desta vez, o escritório brinca com o conceito do tempo em Variations of Time. São ampulhetas em acrílico finamente polidas em formas orgânicas trazendo plasticidade e força ao conceito do tempo visual.  É através da areia que cai que podemos ver o tempo, quase senti-lo, assim ele torna-se tátil!

 

 

O estúdio Nendo também foi responsável pela instalação Into de Marble, para a Marsotto Edizione, fábrica de móveis em mármore. Contrapondo a ideia do mármore como matéria prima sólida e pesada, os móveis afundam em algum liquido, ou talvez simplesmente derretam despertando curiosidade a respeito de sua organicidade e fluidez.

 

 

Ainda sobre pedras, a Caesarstone preparou junto com Snakitecture, escritório de design colaborativo novaiorquino que busca a reinterpretação de materiais de forma imaginativa, fora do comum e focada na experiência.

 

O Alterated States, uma instalação que leva os visitantes a uma viagem interativa através dos 3 estados da água, liquida, sólida e vapor que, por sua vez representam a relação do revestimento para bancadas com o calor e o frio produzidos numa cozinha. O projeto propicia a experimentação, o toque e a percepção do corte que mostra a natureza do produto, sua solidez a cada camada.

 

E Tom Dixon surpreende mais uma vez, ele simplesmente não apareceu!

 

 

Se você quiser saber mais  sobre a história do ISalone, clique aqui e conheça os primeiros passos da feira mais importante do setor.

Você  também pode dar uma olhada no Highlights #MDW2017 e perceber os avanços ao longo de 1 ano.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.