Você sabe receber com charme?

Com a chegada do último mês do ano aumenta o interesse em pequenas, e ás vezes grandes, reuniões com amigos e parentes. A gente sabe que receber em casa pode parecer complicado para algumas pessoas, mas a verdade é que basta se organizar com antecedência e seguir as nossas dicas para não errar e aproveitar a festa tal qual qualquer convidado.

Receber em casa é uma forma de carinho para com seus convidados. Demonstra importância, atenção, intenção de proporcionar momentos inesquecíveis preparados por você! Informação que é captada instintivamente por todos que chegam e são recebidos calorosamente pelo anfitrião sorridente, tranquilo e confiante de sua gestão.

 

Nossa primeira dica é:

Pense em você, sua roupa, seu make, sapatos, unhas, cabelo como se fosse um convidado. Coloque um prazo para sair de cena da organização, delegue e vá se arrumar! Nada de arrumar a casa até ela ficar impecável e esquecer de se arrumar. Anfitriões esbaforidos,  demonstrando como o dia está sendo difícil com “tanta coisa para fazer” transmitem insegurança. Os convidados acabam se sentindo no dever de ajudar e acabam deixando o anfitrião mais nervoso ao perguntarem onde estão os talheres, os pratos, as bebidas, o saca- rolhas, os copos de uísque, o gelo… A festa é um momento para curtir em 100%, então garanta que não estará em frangalhos.

Faça um check list e siga-o a risca!

Parece coisa boba, ás vezes achamos que temos tudo em nossa cabeça, e sob controle. Daí, ás 20h percebemos que não foi comprado gelo. Garanta o seu sucesso tendo controle total do roteiro do evento. Data, local e horário. Convidados, confirmação de presença e respectivos acompanhantes. Cardápio e tipo de serviço, pratos, talheres, copos, taças, gelo e guardanapos. Decoração, música e amenidades. Mão de obra para cozinha, segurança, limpeza e manobrista. Lembrancinha ou presentes.

 

A data, o convite, o horário!

Quanto antes agendar, melhor! Dê uma olhada no calendário das atrações da cidade e confira com os convidados mais importantes sobre a disponibilidade deles. Como é um período de intensa participação em festas no escritório, da família, do pessoal da academia, não corra o risco de não ter aquele amigo querido ao seu lado.

Para não perder tempo contatando todo mundo, envie um save the date. Não há nada mais prático, pois neste momento você ainda está organizando o buffet, os músicos, os convidados de fora da cidade. O save the date por um aplicativo de mensagem irá adiantar o processo sem a necessidade de grandes interações e telefonemas nesta fase.

Número de convidados

A primeira informação que você precisa é estimar o número de convidados. É com base nesta estimativa que serão tomadas as decisões sobre o local e o tipo de serviço mais adequados, caso você não tenha pensando nisso antes.

Avalie se serão 20 pessoas que cabem em sua sala de jantar com lugar marcado á mesa, se serão 30 pessoas e você colocará cadeiras extras em mesas menores ou se receberá 50 pessoas e será um serviço de buffet na churrasqueira.

A escolha por serviços á inglesa ou a francesa pedem lugares marcados, se possível com os nomes dos convidados. Capriche na escolha das louças! Já a mesa posta para Buffet é mais dinâmica!

Decida sobre o tipo de serviço de alimentação e bebidas

A decisão sobre o tipo de serviço impacta diretamente na mão de obra contratada, número de lugares sentados, quantidade de pratos, talheres e copos. Serviços à francesa e à inglesa precisam de um garçom para cada 5 pessoas em média, e considerando o tamanho da cozinha da casa x brigada de trabalho, funcionam bem com até 15 convidados. Neste tipo de serviço, não improvise. Você deverá estar à mesa quando o serviço começar e sua formalidade não permite que você se levante da mesa para dar coordenadas o tempo todo. Você para deverá ter um maitre de confiança para coordenar os serviços de salão.

Mas se quiser transmitir um ar mais intimista, opte por proporcionar maior interação entre os convidados ao escolher por um serviço volante, ilhas de degustação ou buffet. Além de diminuir drasticamente o número de profissionais envolvidos, a festa transcorre com mais suavidade e tende a ser mais divertida e duradoura.

A escolha por serviços á inglesa ou á francesa pedem lugares marcados.. Mesas de buffet são mais informais, mas podem ser muito elegantes também!

Caso você esteja planejando um momento bastante informal com filhos, noras e netos e amigos muito íntimos num evento que conta com a participação dos convidados para levarem pratos ou bebidas, combine antecipadamente o que cada um irá levar. Para que na hora da festa não haja erro de ter 3 sobremesas e nenhum peru, por exemplo. Aliás, como anfitrião, fique com a responsabilidade do prato principal e organize-se para ter bebidas geladas enquanto as bebidas trazidas pelos convidados vão ao gelo. Confirme ao menos 3 dias antes se a pessoa irá levar o que ela se propôs no calor da organização e, considerando a informalidade, sonde se precisará de mais guarnição ou salada. Como haverá ajuda nos preparos, você poderá se concentrar em deixar a sua casa linda e surpreender mesmo as pessoas mais próximas.

Recepcione os convidados pessoalmente e ofereça uma bebida assim que chegarem. Como é gostoso ser recepcionado com um drink de boas-vindas, não é mesmo? Deixe um carrinho preparado com copos, gelo, mexedores, guardanapos e diversas opções de aperitivos, sirva-os para começar a quebrar o gelo, e deixe-os a vontade para continuarem a se servirem.

Tenha aperitivos prontos. As pessoas nem sempre falam, mas costumam chegar ás festas com alguma fominha, então, enquanto esperam a refeição principal e interagem com os demais convidados que estão chegando, deixe á mão aperitivos e entradinhas. Podem estar dispostos em ilhas, assim cada convidado se serve. Uma opção é mesclar as ilhas a um serviço volante.

 

Guardanapos em todo lugar! Além dos que serão servidos nas mesas, ilhas ou no serviço volante, estrategicamente, deixe porta guardanapos espalhados pelas áreas de circulação, sempre á mão de todos. Providencie que sejam repostos ao longo da noite.

Gelo! Não descuide deste detalhe! Tenha muito gelo!

Cuide com o volume da música. Mantenha o som numa altura que permita que as pessoas se escutem ao conversarem, mas que não seja monótono. Uma boa festa precisa de música selecionada. Você pode optar por DJ tocando lounge durante o jantar, ele pode colocar ritmos mais dançantes depois da sobremesa. Também há profissionais que montam playlists exclusivas para a ocasião. E não esqueça dos serviços como Spotify ou o Youtube pagos, especialmente se tiver uma tv. Assistir a shows e clipes numa TV é uma forma muito bacana de dar entretenimento e assunto para aqueles que podem estar deslocados em alguns momentos. Apenas cuide para tentar agradar a maioria dos convidados sem impor estilos polêmicos.

Tanto a música quanto as bebidas são as batutas da festa. Use-as de forma inteligente para dar os recados de começo, meio e fim da festa. Nada mais chato que o convidado chegar e festa ainda estar em silêncio. Por isso, minutos antes dos convidados chegarem coloque suas músicas favoritas, tome um drink e entre no clima para recebe-los com sorriso e animação. Quando perceber que a festa precisa encerrar, aumente a iluminação, abaixe o volume ou troque a música por uma seleção mais calma e segure a oferta bebidas. Sirva apenas água e refrigerante.

Amenities no banheiro! Uma caixinha aberta ou transparente com medicamentos para dor de cabeça, fio dental e curativos pode ajudar alguns convidados discretamente.

Decoração – Deixamos o melhor para o final por que a gente sabe que você vai tirar de letra.

Produza uma mesa linda! Selecione o tema, as cores e dedique um tempo em compor com estes objetos. Ouse sair do lugar comum entre os verdes e vermelhos.

Crie locais de convivência. Movimente o sofá, as cadeiras e mesas de centro e abra espaço para a circulação de pessoas. Libere espaços nas bancadas e mesas para transformá-los em mesas de apoio e se serviço. Tire os bibelôs mais delicados, os excessos de porta retratos e deixe espaço para apoio de copos e pratos. Se for permitido fumar dentro de casa, posicione cinzeiros. Caso tenha uma varanda ou jardim que prefira que seja o local de fumantes, deixe os cinzeiros dispostos num aparador nesta área e oriente seus convidados. E não esqueça do espaço kids. Verifique se haverá crianças e separe um local para elas brincarem.

Velas – os escandinavos não estão errados!

Velas dão um super clima! Na verdade, não são somente as velas. Todo o conjunto da iluminação é importante para a construção da cenografia da festa. Garrafas de vidro, taças, copos, use a criatividade para criar castiçais e espalhe –os pela casa criando um clima intimista.

 

Não esqueça das flores, plantas! Quer inovar? Decore com frutas também! Um rico vaso, pequenos cachepots espalhados pela casa, arranjos em cima das mesas e do buffet. Decorar com flores e plantas além de ajudar a equilibrar a decoração, trazendo frescor e vida, indicam todo o cuidado que o anfitrião teve em preparar a casa para receber seus convidados. Flores são essenciais numa boa decoração. Mas não precisa gastar rios de dinheiro em flores especiais e vasos alugados. Você pode improvisar em pequenas garrafas de vidro, improvisando vasos em xícaras e potes de geleia! Também pode usar temperinhos plantados, suculentas e entrega-los como lembrancinha aos convidados.

Gostou? Deixe a sua dica nos comentários!

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.