Home Sweet Home Office

Home Sweet Home Office

Mesa Four, Cadeiras Maui e Luminária Taj

Não há dúvidas que estamos passando por um ano de muitas mudanças.  O ritmo de vida mudou, a nossa relação com o trabalho mudou. Sonho para alguns, pesadelo para outros, trabalhar em casa traz desafios constantes. Longe de uma solução em curto prazo, alguns profissionais já estabeleceram parte, ou a totalidade, de suas rotinas em casa. Mas não pense que toda casa tem seu “home office-zinho” lindo e maravilhoso esperando para ser usado. A grande maioria de nós começou usando um pedacinho da mesa de jantar afastando uma coisinha aqui e outra ali. Porém, sabemos que o nosso desempenho profissional está diretamente relacionado ao conforto do ambiente de trabalho. A qualidade da luz, a altura da mesa e da cadeira são as primeiras observações que podemos fazer, a olho nu, sobre a ergonomia.

Avalie sua necessidade de espaço

Conforto e ergonomia são as palavras chave, afinal, ficar 8 horas focadas no trabalho mesmo recebendo diversos estímulos externos, não é tarefa para qualquer um.

Existem aquelas pessoas que comemoram o fato de poderem fazer suas reuniões remotas de pijama e os que se sentem perdidos mediante papeis espalhados pela mesa da sala de jantar, dividindo espaço com as refeições da família.

Entre ônus e bônus, estamos num caminho sem volta. Ter um espaço para trabalhar de forma concentrada e confortável virou necessidade.

Iluminação

Aqui vale aproveitar ao máximo a iluminação natural que sua casa já oferece que é saudável e melhora o humor. O cuidado necessário é verificar sobre a reflexão desta luz na tela do seu computador para não atrapalhar seu conforto visual.

 A qualidade da luz está diretamente ligada a produtividade. Dê uma olhada sobre como fazer esta escolha em nosso post “Iluminação, a joia da decoração”. A luz fria  (azulada) propicia aumento em nossa atenção e inclusive, interfere na produção da melatonina, o hormônio que regula o sono. É por isso que se recomenda parar de usar equipamentos que emitam luz azulada, tais como tv e celular,  duas horas antes de dormir. Alguém consegue?

Horário

Outra dica importante é manter o trabalho dentro do horário comercial habitual, não se deixando entrar pela madrugada para não alterar o seu sistema cicardiano. Mariana Figueiredo, autora de estudos pioneiros no assunto indica incluir nas atividades diárias uma caminhada de mínimo 30 minutos logo pela manhã, para expor seu organismo a luz. Você certamente chegará em casa com  ideias fresquinhas e energia vibrante para começar a organizar a sua agenda.

Ergonomia

O local de trabalho propriamente dito é delimitado pela sua mesa e cadeira de trabalho.

Estas são primeiras observações para criar o seu Home Office devido a sua relação com o conforto físico e postura. Entender o seu ritmo de trabalho e o numero de horas que passará sentado são importantes para uma escolha adequada.

Nem toda cadeira de Home Office precisa ter cara de cadeira de escritório. O conjunto da mesa com a cadeira precisa ajudar a manter os joelhos e cotovelos em ângulo de 90° em relação com o corpo. Mesas ou aparadores devem ter altura entre 65 e 70 cm.  A diferença entre mesa e aparador é a profundidade da superfície de apoio, o aparador tem por volta de 40cm enquanto as mesas tem maior profundidade. Escolha sua cadeira com altura do assento entre 40 e 50 cm.

Investir num apoio para os pés é fundamental para manter a postura mesmo que a sua cadeira de trabalho tenha ajuste de altura. Não se esqueça de dar a devida atenção para a altura do monitor que pode estar sendo negligenciada. Ajuste o monitor sempre na linha dos olhos para ajudar a manter a coluna ereta. Se for um laptop, suba-o e conecte um teclado extra na altura dos braços.

Seu Home Office – Sua Imagem

Já percebeu como é possível saber um pouco sobre as pessoas pelo que vemos atrás delas nas reuniões virtuais? Aqueles porta-retratos da família, um pôster ou obra de arte, aquele livro de filosofia. São detalhes que contam uma história e buscam causar algum sentimento de empatia, confiança, admiração, respeito e aprovação da sua autoridade no assunto.

Clássicos em Preto & Branco

Acessórios de design fazem parte desta comunicação não verbal. Aposte em criar um ambiente conectado e moderno. Porta objetos, gaveteiros, relógios dão o tom do décor.

Gestão de atividades e do tempo

Daí vem a busca cada vez maior por apps de gestão de tempo de tarefas, apps de compartilhamento e armazenagem.

Dentro de nosso ambiente de trabalho tradicional nosso cérebro liga uma chave na posição “concentração” e a produtividade flui longe das interrupções e tentações da vida. Em casa, ah… é outra coisa. Percebemos a necessidade de um ambiente mais propício para a concentração.

Este novo papel trouxe um aumento significativo na importância do design de interiores e da escolha de móveis e objetos que traduzam o Home Office como forma de comunicação como novo espaço da casa e do profissional.

      

O Home Office não precisa ocupar um cômodo inteiro.
Ele deve ser suficiente para que você comece a trabalhar
sem precisar abrir espaço  para poder utilizá-lo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.