ISalone Preview 2018

­­­­

ISalone Preview

Prepare-se esta semana haverá uma profusão de informações sobre design, tecnologia, vanguarda no High End Design!

É a semana do design em Milão, ISalone! Sustentabilidade, tecnologia, design, empreendedorismo, positividade e entusiasmo são canalizados para um evento único que reúne 5 exposições oficiais – Salone Internazionale del Mobile, Exposição de Acessórios,  Eurocucina, Exposição de Banheiros e SaloneSatellite sem contar com o Fuori Salone, que preparou 6 percursos fora da feira, em lojas, galerias e espaços públicos, mas não por isso devem ser desprezados, causando surpresa a cada esquina, a cidade respira design, arte, criatividade, tecnologia e inovação!

 

Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário
Exposição Internacional de Banheiros
Exposição Internacional de Banheiros
SaloneSatellite

Iniciando em 17 de abril de 2018, data desta publicação, o I Salone abre suas portas para sua 57ª edição para 300 mil visitantes de 165 países. Serão mais de 2 mil expositores, sendo 30% destes, estrangeiros numa área de 200 mil m² apresentando o que há de mais relevante sobre design de móveis e acessórios. Esta é a 29ª edição da Exposição Internacional de Acessórios  que conquistou seu lugar e hoje conta com 200 expositores apresentado inovação, originalidade, estilo e tendências!

Fique de olho pois postaremos ao longo da semana aqui no blog, insta e face, o que há de mais importante na feira!

Relembre a cobertura de 2017 e faça suas apostas! Acesse o link e confira! (http://lojakraft.com.br/2017/04/28/highlightsmdw2017/)

 

O que esperar para 2018?

Em 07 de fevereiro o primeiro manifesto Salone Del Mobile foi lançado. Iniciando uma nova etapa, os expositores foram convocados para refletir e se comprometerem com a sustentabilidade e uso consciente e reciclagem, principalmente de plásticos. Nature Living, a busca da reconciliação entre o homem e a natureza foi montado em frente ao Palazzo Reale um local com 500m² com quatro microcosmos naturais e climáticos criando experiências das 4 estações do ano.

Living Nature – Natureza Viva – La natura dell´abitare

 

Como chegamos em 2018?

Mas os números nem sempre foram deste montante, a feira 1961, numa inciativa dos comerciantes da Associação Comercial Federelegno- Arredo com a intenção de alavancar a exportação de pequenas e médios produtores de mobiliário que encontravam um mercado interno já saturado depois das reformas e reconstruções do pós guerra, viram –se em busca de novos clientes. No melhor estilo “ a união faz a força”, decidiram criar um evento que atraísse o interesse de outros países.

Feira de móveis na Itália não eram novidade, já existiam as feiras Mariano Comense, a Móveis Cantú, a Móveis de Pesaro, a Feira de Veneto, e em Milão, a La Campionaria.

Em 13 de fevereiro de 1961 acontece o lançamento oficial, contando com um comitê formado por 13 empresários e em 24 de setembro do mesmo ano, é lançado o Salone Del Mobile ocupando dois pavilhões da antiga Feira La Campionaria que já existia desde os anos 20.

De 61 a 65 o crescimento das exportações do setor foi exponencial, demonstrando em números o sucesso da iniciativa. Neste ano também inicia a adesão de empresas expoentes do setor como Kartell, Cassina, Artflex, Molteni, Poltrona Frau entre outras que deram uma força no design, na vanguarda e aumentaram  consideravalmente a importância e fluxo de visitantes na feira.

Em 67 o sucesso é alcançado e o mobiliário italiano torna-se referência! Muita pesquisa e tecnologia aplicada ao um mobiliário moderno, novos conceitos de casa como local de refúgio alavancam o constante crescimento. Neste mesmo ano, a feira ganha status de “ internacional”.

Em 74 nasce a Eurocucina, e em 76 a Euroluce, voltada ao segmento de iluminação, que até hoje acontecem em anos alternados. Em 82 surge a Salone Ufficio, dedicada ao espaço de trabalho, hoje chamada de Workplace 3.0 que acontece nos anos ímpares junto da Euroluce. Em 2006 o Salone Internazionale del Bagno torna-se independe depois de 3 anos como subseção do Salone, sempre em anos pares.

Não podemos deixar de mencionar o grande incentivo aos novos designers, o  SaloneSatellite.

Em 2006, o ISalone deixa o espaço da Fiera La Campionaria, hoje Fiera Milano City e muda-se para o RHo, assinado pelo espetacular e vanguardista Massimiliano Fuksas.

O Salone Worlwide iniciou a internacionalização do I Saloni, levando em 2005 a feira para cidades expoentes de consumo como Nova York e também em Moscou e em 2016 em Xangai!

Quer saber mais?

Este video mostra um conteúdo muito bacana contando como tudo começou!

Não podemos deixar de mencionar o grande incentivo aos novos designers, o  SaloneSatellite.

Em 2006, o ISalone deixa o espaço da Fiera La Campionaria, hoje Fiera Milano City e muda-se para o RHo, assinado pelo espetacular e vanguardista Massimiliano Fuksas.

O Salone Worlwide iniciou a internacionalização do I Saloni, levando em 2005 a feira para cidades expoentes de consumo como Nova York e também em Moscou e em 2016 em Xangai!

 

Créditos de imagens e vídeo para o Salone Del Mobile.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.