Kraft the home store na Casa Cor Paraná 2016 – Arquiteto Ivan Wodzinsky – Living Principal

A 23ª Casa Cor Paraná abriu suas portas dia 21 de junho no Prédio da Editora Grupo Paulo Pimentel, e poderá ser visitada até 31 de julho. Conta com 48 ambientes para inspirar os visitantes em seus seis mil metros quadrados. Este ano os ambientes inspiram espaços para celebrar a vida e celebra, 30 anos de Casa Cor no Brasil.

O espaço destacado na capa do anuário e premiado como o mais sofisticado pela Casa Cor Paraná 2016 foi o Living, assinado pelo arquiteto Ivan Wodzinsky. Com mais de 20 anos de experiência e uma inspiração de trabalho que vem de um repertório nutrido por viagens, visitas a museus, pesquisas e muito bom gosto, Ivan Wodzinsky é conhecido por seu olhar contemporâneo, sóbrio e elegante.

Estão presentes no Living os premiados felinos em bronze tamanho real, feitas pelo escultor paranaense João Turin “ Luar do Sertão” e “ Tigre Esmagando a Cobra”, também com destaque a obra Barcode da artista alemã Katinka Pilscheur e o móbile do artista Ignácio Gatica.

Ícones do Design como a Poltrona Platner, a cadeira Voido, a mesa Mega, as mesas de apoio orgânicas de Pedro Petry, o sofá Acqua, entre outros, foram fornecidos pela Kraft the home store e ajudaram a compor o Décor baseado na tríade sobriedade, atemporalidade e elegância.

Os tecidos que cobrem o mobiliário Kraft the home store e as paredes em Marsala são lançamentos da Maison Object deste ano.

Ivan nos conta como aconteceu o processo criativo deste ambiente!

ivan_wodzinsky

Kraft The Home Store – Ivan, seu ambiente novamente está sendo muito comentado nesta Casa Cor 2016, seja pela grandiosidade da composição ou pelas escolhas marcantes sem perder o tom sóbrio, que é uma característica sua.  Qual é o perfil do morador que te inspirou?

Ivan Wodzinsky – Uma pessoa também com sobriedade, viajada, culta, colecionadora de obras de arte e que gosta de receber. Alguém que busca um ambiente sofisticado colocando a si mesmo em primeiro lugar.

KTHS – Olhar o espaço em branco deve dar asas a muitas ideias. Como foi a construção do seu mood board, da paleta de cores, dos móveis?  Qual foi o primeiro item que você olhou e disse – este vai para o living da Casa Cor Paraná 2016!  Por onde caminha esta composição e até onde você vai? Termina algum dia?

IW – Realmente, quando conheci o espaço pensei em fazer “o living da Casa Cor” e de imediato imaginei um estar único com o layout básico, ideia que mantive. Por se tratar de um espaço muito amplo e de estilo contemporâneo, senti a necessidade de uma cor clássica nas paredes para dar aconchego e envolver todo o layout. Por isso escolhi a cor marsala nos veludos das paredes e das cortinas, e seu contraponto foram as cores claras, com a predominância do branco no tapete e nos sofás. Destas duas decisões partiu o leque de cores que compõe o ambiente através de tecidos e obras de arte. A composição, claro, pode receber alterações através de obras de arte e objetos decorativos. Na minha opinião não terminaria nunca.

KTHS – Você é visivelmente detalhista e seu trabalho reflete isso, composições conversam com todos os elementos. A cada ângulo podemos observar a relação entre os elementos compositivos, é surpreendente. Como foi a participação da Kraft the home store nesta composição? Em quais produtos?

IW – Realmente houve um grande comprometimento da minha parte e da equipe Kraft the home store para fazer esta composição, aconteceram muitas reuniões para conquistarmos o resultado desejado. Em particular houve o envolvimento muito especial da empresária Eliane Viana ao receber e utilizar no mobiliário, que é quase todo da Kraft the home store, tecidos de vanguarda que escolhi pessoalmente num outro fornecedor e ao ceder uma linda coleção de objetos decorativos e obras de arte de considerável valor de sua residência. Isso deu um toque muito particular na composição final do ambiente.

ivan_004

KTHS – As obras de arte são um grande destaque em seu espaço, como funciona esta escolha?

IW – Com muito critério e sensibilidade, observando proporções, cores e movimento. As obras compõem e finalizam o meu trabalho com muito luxo e categoria.

KTHS – No living da Casa Cor Paraná 2016, você usa parede em um tom marsala e mescla móveis contemporâneos e clássicos com muita personalidade, tecidos diferenciados e atenção aos detalhes. Quais são as tendências que vieram para ficar para cores, padrões e tecidos. Nos fale um pouco das suas escolhas, o que é vanguarda e o que é clássico para você?

IW – As cores fortes e texturas nos tecidos estão em alta. Paredes revestidas em tecido e cortinas utilizando o mesmo tecido são fortes características minhas. Cores fortes em clássicos modernos, como por exemplo nas poltronas Platner, é super tendência, muito vista em Milão este ano, isso é vanguarda. Reuni peças clássicas com móveis modernos, pode ser visto na mesa francesa na entrada com as cadeiras Platner. Isso é tendência e é clássico também. Vasos grandes e elaborados, até mesmo vazios, também são tendência na decoração.
Destaque absoluto para o tapete de 60m2, com desenho extravagante e colorido, criando um sofisticado pano de fundo para todos os elementos no ambiente. Isso cria um efeito chamado de “sobreposição”, uma técnica difícil e sofisticada de executar, mas se feito corretamente o resultado é excelente. Não sei se acertei mas achei que ficou bom.

KTHS – Nos fale um pouco da parceria com a Kraft the home store para o sucesso deste projeto.

IW – Gostaria de elogiar o grande desempenho e esforço da equipe na escolha de toda a coleção apresentada na mostra. Muitas reuniões, muito trabalho e muita paciência. Muito obrigado!

005_ivan

Fotos: NenadRadovanovic

 

Fast Forward

Um hotel inesquecível e por que?

Pera Palace Jumeirah de Istambul. Clássico, tradicional e de requinte peculiar.

Um lugar que hospedou celebridades como Greta Garbo e a renomada escritora Agatha Christie, que inspirada pelo hotel e pela viagem de trem, escreveu o famoso livro “ Assassinato no Oriente Express”. Particularmente esse tipo de hotel me agrada muito.

Um museu para voltar?

Musée d’Orsay,  em Paris, para voltar sempre.

 Um Filme inspirador

A Duquesa, gostaria de ter participado da cenografia.

Um Livro inesquecível

A Bíblia sagrada.

Música ou banda que você acompanha?

Todas as músicas clássicas.

Um sonho a realizar

Fazer este ambiente da Casa Cor para um cliente particular.

Um lugar para conhecer

China.

designed by Magma Concept
http://www.magmaconcept.com.br

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.