A Mágica da arrumação de Marie Kondo

Certamente você já sentiu uma grande necessidade de colocar ordem na casa antes executar outra tarefa importante. É a sua intuição mostrando que vc precisa melhorar a energia em seu redor.  

Marie Kondo é uma japonesa de apenas 34 anos e já vendeu mais de 7 milhões de copias de seus livros. Ela acredita que devemos estar cercados somente de objetos que nos tragam alegria usando uma análise intuitiva, muito particular e que pode ser desenvolvida em cada um de nós através de uma espécie de treino que acontece ao longo da arrumação.

A Mágica da Arrumação de 2011 e Isso me Traz Alegria de 2012

Seu método, chamado de KonMari, propõe que a organização comece com o descarte dos itens que não carregam mais boas vibrações. Mas… como receberemos este sinal intuitivo?

Começando

Antes de começar, seu método sugere que você idealize o estilo de vida que busca. Quais são os seus motivos para a busca de mais espaço. Encontrar o sinal de alerta do consumismo sem valor.  Uma boa observação que Marie nos propõe é perceber a distinção entre guardar e arrumar: não são a mesma coisa. Ela compara guardar a esconder a sujeira debaixo do tapete.

Ela define: o único caminho é descarte!

Para que a energia envolvida na intenção de arrumar não esmoreça ao longo dos dias e você acabe desistindo do processo, seu método sugere que seja reservado um dia inteiro para começar e terminar a arrumação de um determinado tipo de objeto. A ordem é observar e descartar, e só depois guardar o que decidiu manter. O ato de guardar ao longo do descarte atrapalha no foco que deve ser dado para a seleção.

Antes de tudo, agradecer e pedir permissão!

É possível assistir em sua nova série de 8 capítulos disponíveis na plataforma Netflix, Marie Kondo entrar nas casas de seus clientes, pedir permissão e agradecer a oportunidade de fazer as mudanças necessárias para aquele lar. Este pensamento é direcionado para a energia da casa.

Vamos por partes

O método KonMari sugere mentalizarmos e conduzirmos a arrumação por tipo de objeto e não por local da casa. Esta ordem consiste na seguinte sequência: roupas, livros, papéis, Konomo (escritório, cozinha e eletrônicos) e por últimos, os mais difíceis, os itens sentimmentais. Começar por eles seria um grande erro, devido aos tempo e energia que os itens sentimentais necessitam.

Trecho de
The Life Changing Mangá
of Tyding Up – 2017




­­“ As pessoas têm dificuldade de se desfazer de coisas que ainda poderiam usar (valor funcional), que contêm informações úteis (valor informativo) e com as quais têm laços afetivos (valor sentimental). Quando tais coisas são difíceis de encontrar ou de substituir (valor de raridade), torna-se ainda mais difícil abrir mão delas. “

As roupas vêm primeiro lugar nesta lista pois possuem critérios mais objetivos de seleção: aquelas que não nos servem mais, as que caíram de moda e as que não são usados há algum tempo e as que nunca foram usadas por algum motivo (inclusive aquelas que ainda possuem etiquetas), as que já estão desgastadas pelo extremo uso e ainda aqueles moletons e camisetas gastas que você acredita que deverá usar somente em casa: todas devem ser destinadas ao descarte. Marie propõe cultivar a consciência de que se estas peças já serviram a você, mesmo aquelas que nunca tenham sido usadas te ensinaram a não comprar por impulso, te ensinaram a não comprar sem provar acreditando que algum dia te serviria. Junte todas as suas roupas que estivem inclusive na lavanderia, agradeça a lição aprendida e despeça-se sem pensar duas vezes!

Intuição e auto-conhecimento

“Does it spark joy?” que pode ser traduzido literalmente como “isso brilha alegria?”. A resposta tem base na filosofia e na religião xintoísta, que credita que animais e objetos possuem alma e que precisamos expressar nossa gratidão pelo papel que desempenharam em nossa vida. Desta forma aprendemos a agradecer o teto que temos e o conforto proporcionado pelos objetos que nos cercam.

Inicie pelas roupas da próxima estação. Toque todas as peças e desta forma acorde a energia adormecida nelas e inicie o exercício de gratidão pelos “serviços prestados” por estas peças. Em seguida decida pelas peças que serão mantidas com você – somente as que te trazem alegria!

Se ficar difícil decidir, mude a abordagem do pensamento. Não tente decidir pelas peças que serão descartadas e sim pelas que serão mantidas. Este pensamento tirará o foco do apego. Opte por manter apenas as roupas que claramente fazem você se sentir bem.  

Obviamente nem tudo vai ao lixo literalemente. Descartar significa achar um destino honrado para estas peças, uma vez que você já demonstrou gratidão e se despediu delas.

Saber dobrar é o segundo segredo do sucesso

Na hora de guardar as roupas que selecionou, Marie sugere mais uma vez usar a intuição. Ela defende que as fibras darão o seu recado indicando quais “pedem” para serem penduradas e quais “pedem” para serem dobradas.

Veja como!

Segundo o método KonMari, as roupas dobradas corretamente ocupam menos espaço. O truque é dobrar de acordo com suas técnicas e colocá-las em gavetas de forma que se consiga enxergar todas ao abrir a gaveta ou a porta do armário, uma ao lado da outra, em pé. Seria o equivalente a deitar a pilha de camisetas.

Para guardar as roupas penduradas em cabides, ela sugere pendurar casacos pesados e vestidos longos começando pelo lado esquerdo do armário e ir diminuindo até ter roupas leves e curtas no lado direito.

Livros

Ao seguir para o próximo item, os livros, a técnica continua. Buscar pela casa toda e colocar todos os livros em um único local, preferencialmente no chão e tocá-los com as mãos para acordar a sua energia e sentir se há prazer ao tê-los. Marie orienta que não fiquemos com livros que não iremos ler, ela considera que eles causam frustração cada vez que olhamos para eles. A lógica é não acumular livros que já foram lidos e seus conhecimentos já aplicados. Porém, livros que sejam material de consulta profissional não entram neste critério, afinal eles são necessários. outra excessão ao descarte são os livros de arte, de apelo e deleite visual, pois estariam cumprindo a sua função.

Uma dica é não misturar esta seleção de livros com fotografias e outros itens sentimentais, pois irá tirar o seu foco do descarte.

REFORÇANDO: esconder não é arrumar. Enviar caixas para a casa dos seus pais ou colocar na garagem não é a solução. Você vai acabar se deparando com estes itens em algum momento.

Papéis e Documentos

O método KonMari sugere também uma abordagem para papeis e documentos. Notas fiscais e canhotos de cartões de crédito: assim que tiver prestado contas a seu “controle de despesa pessoal” e conferido junto ao banco através de seu aplicativo. Jogue-os fora.

Manuais de eletrodomésticos, Marie sugere jogar fora assim que fizer as instalações do produto. Assim como a sua caixa, o manual só irá ocupar espaço e seu conteúdo está na internet. Mas ela faz uma ressalva, é importante não descartar as notas fiscais e garantias.

Sobre contas pagas, contratos e documentos pessoais, no Brasil, sugerimos manter contas pagas até receber a certidão que atesta o pagamento dos últimos 12 meses. Contracheques, canhotos de talão de cheques, bom, Marie sugere jogar tudo fora. Porém, nós acreditamos que cada um deve estabelecer seu critério de acordo com seus vencimentos. Se for útil e necessário ter controle destas informações, não descarte para aderir ao minimalismo para depois precisar correr atrás destas informações. Apenas ponha em mente um prazo para descarte e faça isso periodicamente.

Verifique e siga a ordem para não se perder!

Komono

Os itens que Marie chama de Komono são objetos diversos tais como bijuterias, maquiagem, ferramentas, instrumentos de hobbies, itens de costura, Cds, Dvds, utensílios de cozinha e etc.. Para eles o processo é o mesmo.  Olhar tudo, identificar itens em duplicidade, os estragados, os sem uso, sentir gratidão e descartar! Para os itens não descartados até então, sinta-os, toque-os, e se te der “sparks of joy!”, você fica. Caso contrário: descarte! Reflita sobre quantas pás de silicone você precisa e as condições delas. Suas panelas estão sem tampa ou sem cabo? E a panela de ferro que sua avó te deu? Se estiver guardando por motivos sentimentais, coloque junto aos itens sentimentais no fim da fila e passe para o proximo ítem sem perder tempo. Se ela está inteirinha e funcionando e você a usa com alegria, mantenha sem pestanejar. Avalie com os mesmos critérios que avaliou as suas roupas, afinal você já se acostumou com o método e já consegue olhar os objetos de forma diferente.

O mais difícil fica para o final!

A parte mais difícil são os itens sentimentais, uma vez que o valor deles é difícil de mensurar. Muitos de nós acreditam que o descarte do objeto de valor sentimental é como se desfazer da memória a quem ele pertenceu. Avalie se vale a pena ficar preso ao passado. Quem sabe esta energia precisa ser libertada?

Fotografias também, guarde apenas as que te trouxerem alegria. Marie sugere que você selecione as mais importantes de cada viagem e organize um belo álbum. Fotos soltas em sem contextualização perdem seu brilho. Outros itens sentimentais como presentinhos feitos pelos filhos para os dias dos pais e das mães, boletins escolares, cartas de um amor adolescente, reflita “ Devemos celebrar o que somos hoje e não quem fomos algum dia.” E deixe seu coração decidir.

Todos devem participar

É possível notar em sua série na Netflix a participação de todos os moradores da casa na seleção, descarte e arrumação. Todos irão perceber que cada objeto terá o seu lugar, e a decisão por este local deverá ser focada na facilidade em guardá-lo, para que não fiquem espalhados pela casa quando precisarem voltar a seu lugar. Itens de uso mais frequente devem ser mantidos a mão. A sensação de liberdade trazida pela arrumação produz endorfinas, são os benefícios da higiene mental.

Última Dica: selecione uma bandeja ou bowl e deixe em cima do móvel que costuma deixar as chaves e carteira quando chega da rua. Diariamente esvazie sua bolsa para que seja feito o descarte dos comprovantes de compra e outros papeis para não acumularem ou se percam.

Arrumar é um hábito. Siga Marie kondo no Instagram!

@mariekondo

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