15 ideias para compor sua parede como um profissional

Se existe uma dúvida que aparece quando vemos a parede vazia, é como compor as obras de arte, retratos, gravuras, pequenas lembranças de viagem que temos com muito carinho de forma harmoniosa e elegante.

Siga estas dicas e valorize a sua coleção.

1. Primeiro é necessário ter atenção ao peso dos quadros. Para quadros que pesam mais do que 4 kg é recomendável o uso de parafusos e buchas que necessitam de furadeira. Quadros mais leves, abaixo de 4 kg podem ser pendurados utilizando pregos e martelo e os mais leves ainda podem receber fitas adesivas específicas, não precisando fazer furos ou sujeira.

2. Segure o prego com um alicate e não martele seu dedo! Além disso, você irá precisar de fita métrica, nível, papel kraft (se for usar jornal, cuidado pois ele pode sujar as mãos e as paredes). Use um filtro de café descartável fixado abaixo do futuro furo, para conter a poeira da furadeira.

3. É importante verificar se não há encanamentos passando atrás do local que se pretende furar. Verifique a planta hidráulica com responsabilidade.

4. Avalie visualmente tudo o que você possui, espalhe e organize composição pelo chão, encontre as obras de maior valor afetivo e as de maior impacto visual. Cuide para um quadro não tirar atenção do outro. Não precisa agrupar os quadros por temas, ou por molduras. Lares contemporâneos podem receber pinturas, gravuras e pôsteres na mesma composição.5. Uma dica de ouro é recortar papel kraft ou jornal do tamanho exato de cada peça e colar na parede. Desta forma é possível testar várias disposições e olhar de longe o resultado antes de começar a furar a parede.

kraft

6. Quadros grandes e obras de arte importantes merecem destaque e precisam de distância para serem admirados. Comece a composição por eles, depois acerte os quadros médios e então encaixe os pequenos. Evite colocar quadros grandes perto de cantos, deixe um espaço de pelo menos 60 cm até a próxima parede para que eles tenham respiro e sejam valorizados.

7. Encontre um alinhamento que valorize o conjunto. Este alinhamento é um espaçamento padronizado entre todas as peças, na vertical ou na horizontal.

8. As posições do sofá, da mesa de jantar, da cabeceira da cama, do aparador e de outros móveis de destaque devem ser consideradas como delimitadores do espaço a ser decorado. Centralize a sua composição tomando a disposição destes móveis principais como referência para alinhar a composição.cabeceira_obra de arte

9. Seja um quadro ou um grupo de quadros, eles devem formar uma unidade. Esta unidade deverá ter seu eixo o meio da composição a uma altura de 1,50 a 1,60 m do piso e entre 20 e 25 cm do móvel principal. Uma distância de 10 a 15 cm entre cada quadro, no mínimo, garante ritmo e respiro.

10. Verifique atrás de cada quadro, se ele possui arame ou furos para encaixe dos pregos. Em caso de dois furos se o quadro for leve, você poderá passar entre eles um arame e utilizar somente um prego na parede. Se o quadro for pesado, melhor usar os dois mesmo, então use fita adesiva para medir a distância entre os dois furos e cole de forma simétrica no papel kraft para encontrar a localização dos futuros pregos.

11. Em escadarias, siga o ritmo dos degraus, nivelando em pequenos grupos e mantendo a altura média de 1,50 m de altura do espectador.

12. Para fazer grupos em mosaico, tente encaixar os quadros escolhidos dentro de um espaço pré definido, dentro de uma linha imaginária retangular ou quadrada.

foto_04

13. A composição em espiral, também conhecida por nuvem, é inspirada nos movimentos da natureza, traz uma harmonia orgânica e confere sentido na aparente desordem. Perceba que pode haver ou não um alinhamento vertical ou horizontal deixando espaços simétrico entre eles.

14. O uso de prateleiras é bastante versátil, uma vez que você pode mudar seus quadros de lugar sempre que tiver vontade. Instale a prateleira em média a 1m do chão em paredes que não possuam móveis, não esqueça de respeitar os 25 cm acima do sofá e da cabeceira da cama. É possível compor com várias prateleiras numa mesma parede. Apenas cuide para não colocar prateleiras muito distantes com quadros muito pequenos, deixando uma sensação vazio. Lembre-se que eles serão alinhados por sua linha inferior.

foto_03

15.Decoração não tem regras, tem inspirações e ideias.  Agora que você já conhece algumas, dê a sua casa o seu toque pessoal.

E aproveitando que estamos falando sobre quadros em nosso BLOG, veja esta dica do Paulo Biacchi ( Decora GNT, Fetiche Design) sobre como pendurá-los melhor!

video

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.