Dia do Arquiteto

Nesta semana que comemoramos o dia do Arquiteto, data escolhida em homenagem ao mais conhecido e respeitado arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer.
Escolhemos 16 fatos importantes de sua vida para nos recordarmos a grandeza de sua contribuição.

destaque_oscar

titulo
  1. 1. Filho de arquiteto, neto de Antônio Augusto Ribeiro de Almeida, Ministro do STF.
  2. 2. Estagiou gratuitamente para Lucio Costa, e com ele flertou com o movimento Neocolonial, antes de conhecer Le Corbusier que vem ao Brasil a convite do ministério de Educação e Saúde do Governo Getúlio Vargas, como consultor.
  3. 3. Seu primeiro grande projeto foram os Edifícios na Pampulha, no subúrbio de Belo Horizonte, projeto este desenhado em apenas 1 noite, logo após o convite de Juscelino Kubitschek, prefeito da cidade. A Igreja de São Francisco de Assis ganha atenção internacional.001-pampulha
    4. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro – PCB.
    5. É convidado a fazer parte do Comitê Internacional de Arquitetos para desenvolver o projeto da sede da ONU em NY, em 47.
    6. Em 1954 é convidado a integrar equipe de 15 grandes nomes da arquitetura para projetar a reconstrução de Berlim.
    7. Em 1955 funda a revista Módulo, uma das mais importantes revistas de arquitetura do país, que será suspensa em 65 pelo governo militar e retornaria em 75 veiculando até 1989, quando encerra suas atividades.
    0101-4714-anaismp-22-01-00011-gf05

    8. Em 1956 é convidado pelo presidente da república para construir cinco prédios públicos para a o Distrito Federal, trabalho que o levou a dirigir o departamento de arquitetura da Universidade de Brasília

    002-catedral-de-brasilia9. É nomeado membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras e do Instituto Nacional de artes e Letras nos EUA. 10. Em 1965 demite-se, em protesto, com outros 200 professores da Universidade, e decide viver em Paris, afastando-se do governo militar.
    11. Na França, em 1971 lança a Poltrona, sua primeira peça de mobiliário.

    004-poltrona

    12. Em 72, abre seu escritório na Champs Élysées.
    13. Projeta a Passarela do Samba em 82, o Panteão da Liberdade em Brasília em 85, e o Memorial da América Latina em São Paulo, em 87.

    14. Recebe o Prêmio Pritzker de Arquitetura em Chicago em 1988 e no ano seguinte o Prêmio Príncipe das Astúrias, na Espanha.
    15. Projeta o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói em 91, e em 2002 entrega o Museu do Olho em Curitiba.

    004-muceu-niteroi
    005-reserva-cultural
    Centro BR de Cinema

    16. Ao longo de sua carreira desenvolveu projetos na Rússia, Itália, Portugal, entre outros países. Não estranhe se ao passear por alguns países e encontrar curvas bem conhecidas! Mestre em esculpir curvas no concreto armado, esta foi sua gloria e sua sina: Escultor de monumentos!

    006-editora-mondadori

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.