Nesta semana que comemoramos o dia do Arquiteto, data escolhida em homenagem ao mais conhecido e respeitado arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer.
Escolhemos 16 fatos importantes de sua vida para nos recordarmos a grandeza de sua contribuição.
- 1. Filho de arquiteto, neto de Antônio Augusto Ribeiro de Almeida, Ministro do STF.
- 2. Estagiou gratuitamente para Lucio Costa, e com ele flertou com o movimento Neocolonial, antes de conhecer Le Corbusier que vem ao Brasil a convite do ministério de Educação e Saúde do Governo Getúlio Vargas, como consultor.
- 3. Seu primeiro grande projeto foram os Edifícios na Pampulha, no subúrbio de Belo Horizonte, projeto este desenhado em apenas 1 noite, logo após o convite de Juscelino Kubitschek, prefeito da cidade. A Igreja de São Francisco de Assis ganha atenção internacional.
4. Foi militante do Partido Comunista Brasileiro – PCB.5. É convidado a fazer parte do Comitê Internacional de Arquitetos para desenvolver o projeto da sede da ONU em NY, em 47.6. Em 1954 é convidado a integrar equipe de 15 grandes nomes da arquitetura para projetar a reconstrução de Berlim.7. Em 1955 funda a revista Módulo, uma das mais importantes revistas de arquitetura do país, que será suspensa em 65 pelo governo militar e retornaria em 75 veiculando até 1989, quando encerra suas atividades.
8. Em 1956 é convidado pelo presidente da república para construir cinco prédios públicos para a o Distrito Federal, trabalho que o levou a dirigir o departamento de arquitetura da Universidade de Brasília
9. É nomeado membro honorário da Academia Americana de Artes e Letras e do Instituto Nacional de artes e Letras nos EUA. 10. Em 1965 demite-se, em protesto, com outros 200 professores da Universidade, e decide viver em Paris, afastando-se do governo militar.
11. Na França, em 1971 lança a Poltrona, sua primeira peça de mobiliário.12. Em 72, abre seu escritório na Champs Élysées.
13. Projeta a Passarela do Samba em 82, o Panteão da Liberdade em Brasília em 85, e o Memorial da América Latina em São Paulo, em 87.
14. Recebe o Prêmio Pritzker de Arquitetura em Chicago em 1988 e no ano seguinte o Prêmio Príncipe das Astúrias, na Espanha.
15. Projeta o Museu de Arte Contemporânea, em Niterói em 91, e em 2002 entrega o Museu do Olho em Curitiba.
Centro BR de Cinema16. Ao longo de sua carreira desenvolveu projetos na Rússia, Itália, Portugal, entre outros países. Não estranhe se ao passear por alguns países e encontrar curvas bem conhecidas! Mestre em esculpir curvas no concreto armado, esta foi sua gloria e sua sina: Escultor de monumentos!